Skip to content

Português

descarga y comparte

Desde 1978, a cada 18 de maio celebra-se no Dia Internacional do Museu, uma iniciativa auspiciada pelo Internacional Council of Museum (ICOM) com o fim de acercar os museus à sociedade, dar a conhecer seus valores e mostrar as iniciativas que levam a cabo. A cada ano os diferentes museus de todo mundo organizam diversas actividades em torno deste dia, criando uma cita de encontro anual.

Mas actualmente o público mudou e a sociedade na que vivemos experimentou importantes transformações pelo desenvolvimento tecnológico. Hoje não cabe nenhuma dúvida da importância de Internet e de como tem revolucionado nossas vidas se convertendo numa das principais fontes de comunicação e informação.

Com o fim de que no Dia Internacional dos Museus esteja também presente à rede, se propõe a campanha DOODLE4MUSEUM, que tem como objectivo conseguir que Google, principal buscador de informação na rede e um dos portais de Internet mais visitados, desenvolva um Doodle conmemorativo deste dia.

Google e seu desenhador Dennis Hwang realizaram nos últimos anos vários doodle para comemorar diversos dias internacionais, como no Dia Mundial do Água ou no Dia Internacional da Mulher. Também se acercaram ao mundo da arte realizando doodles inspirados na obra de destacados artistas, como Vão Gogh ou Munch.

Os doodles conmemorativos substituem ao logo habitual de Google durante o dia assinalado e são difundidos, para além do mesmo portal de google, por meios de comunicação digitais, lugares site e  blogs que se fazem eco do evento.

A campanha DOODLE4MUSEUM tem como fim conseguir aunar os esforços de todos os museus, e especialmente dos que estão presentes em Internet, de todos os profissionais que usam a rede e de todas as pessoas interessadas nos museus para tratar de conseguir que neste dia celebrem-se também no meio virtual.

A aproximação à cultura inicia-se com a tomada de consciência sobre a mesma.  Por isso, o objectivo desta campanha é precisamente esse, que os milhares de internautas que diariamente usam Google conheçam a existência do Dia Internacional dos Museus e se interessem por participar nele.

O envolvimento de todas as pessoas que se encarregam da difusión dos museus através das redes é necessária para que esta iniciativa surta efeito, pelo que agradecer-se-lhe-ia seu envolvimento na mesma e sua colaboração para a difundir.

Sinta-se livre em todo momento de usar ou modificar esta informação como estime oportuno e de realizar as propostas que considere apropriadas. Não esqueça consultar as diferentes maneiras de participar nesta iniciativa para que um Doodle comemore na rede no Dia dos Museus.

Anuncios
No comments yet

Responder

Introduce tus datos o haz clic en un icono para iniciar sesión:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión / Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión / Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión / Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión / Cambiar )

Conectando a %s

A %d blogueros les gusta esto: